Como é uma consulta em nutrição com enfoque em comportamento alimentar? 

Durante a primeira consulta são estabelecidos conceitos gerais em comportamento alimentar em associação com a queixa principal do paciente e seu histórico alimentar

O histórico de diagnósticos e sintomas alimentares do passado que tenham contribuído para o estado atual, assim como o desejo de emagrecer e a sensação de inadequação são avaliados como possíveis preditores para o tempo de tratamento. 

 

 

resultado comportamental atual do histórico de dietas, uso de medicamentos para emagrecer e comportamentos alimentares transtornados também é avaliado.

Após a avaliação destes itens é proposto um plano de tratamento individualizado.

Existe um plano alimentar?

Planos alimentares podem ser utilizados conforme demanda e indicação. Plano alimentar não é a mesma coisa que dieta calculada. 

 

É importante destacar que o tratamento não depende de planejamentos alimentares, mas de comportamentos adequados diante a situações diversas. Saber o que deveríamos comer historicamente não vem contribuindo para melhores escolhas alimentares. Portanto de acordo com especificidades do caso é que serão utilizados planejamentos de consumo.

Posso passar em consulta se quero emagrecer?

Deve!

Emagrecer é o resultado de alterações do comportamento alimentar, e por muitas vezes você pode ter tentado emagrecer por diversos meios e com associação de atitudes transtornadas e comportamentos inadequados.

Tratar o comportamento alimentar inclui realizar adequações em frequência, quantidade e contexto alimentar que são fatores associados com a mudança da composição corporal.

 

Por muitas vezes o metabolismo se alterou após o chamado "efeito sanfona", e existe indicação clínica para emagrecimento. Nestes casos o acompanhamento médico é incluído com avaliação do metabolismo e a real indicação de tratamento farmacológico. 

Desejar emagrecer também pode ser indicativo de uma relação conturbada com a comida e corpo. Pessoas que sofrem com alimentação e corpo geralmente desejam emagrecer, e podem se beneficiar da terapia nutricional com enfoque em comportamento.

 

A abordagem comportamental não é contra o emagrecimento! 

Atende algum convênio?

Não trabalho com convênios, mas você pode me solicitar recibos pois existem alguns convênios que reembolsam segundo seus próprios critérios. 

Atende em algum hospital?

Sim. Sou colaborador do Ambulatório do Grupo de Estudos em Comer Compulsivo e Obesidade (GRECCO) do AMBULIM do Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM-IPq-HCFMUSP). Lá são realizados os atendimentos de mulheres com Transtorno de Compulsão Alimentar. 

Envie sua dúvida

© 2019 por Jônatas Oliveira