ESPECIALIDADES

Análise do Comportamento Alimentar

Para iniciar um tratamento com foco em comportamento alimentar são necessárias algumas etapas. A primeira é o mapeamento do consumo alimentar atual e história alimentar.

Rastreamento de Transtornos Alimentares

Nem sempre é na Psiquiatria que as pessoas descobrem o diagnóstico do Transtorno Alimentar, pois muitas vezes isso ocorre na nutrição ou em qualquer outra área da saúde. Porém é necessárias uma análise especializada para identificar sintomas alimentares e classificá-los de acordo com critérios objetivos. De qualquer forma o diagnóstico formal será dado sempre na psiquiatria. 

Emagrecimento

Na abordagem com foco em comportamento o emagrecimento é um tema polêmico, mas saiba que tudo tem contexto e depende da individualidade. Cada caso de emagrecimento deve ser avaliado individualmente com condutas pertinentes ao quadro clínico, achados laboratoriais e comportamentais. 

Vício em comida

Apesar do vício em comida não existir e não ser comprovado cientificamente, muitas pessoas se identificam com essa ideia. Desta maneira é indicada uma análise do comportamento alimentar atual com ênfase para Transtornos Alimentares, Comer Transtornado e comorbidades psiquiátricas. 

Compulsão Alimentar
Tratamento dos Transtornos Alimentares

O tratamento dos Transtornos Alimentares requer parceria entre terapeuta nutricional e paciente. Além disso existe uma série de ferramentas e abordagens utilizadas para diminuição dos sintomas e melhora da mentalidade associada ao comer. Este tratamento requer na maioria das vezes a associação com outras áreas como a psicologia, nutrologia, psiquiatria e educação física. 

A compulsão alimentar pode estar ou não presente nos quadros diagnósticos clássicos dos Transtornos Alimentares como por exemplo A Anorexia subtipo purgativa, a Bulimia Nervosa e o Transtorno de Compulsão Alimentar. Porém existem casos que não preenchem critérios para estes diagnósticos mas que também merecem tratamento especializado. 

Ortorexia Nervosa
Comer emocional

O uso da comida para lidar com emoções está presente na maioria das pessoas que fizeram muitos ciclos de dieta e/ou aqueles que passaram por eventos traumáticos ou significativos a ponto de interferir na forma que se vê e que se entende a alimentação e corpo. 

A busca pelo comer limpo afeta cada vez mais pessoas que buscam melhorar a alimentação e saúde. O objetivo de tratar esta questão é recuperar sintonia com aspectos culturais da alimentação, com ênfase para diminuição da culpa e moralização dos alimentos.